Burnup Chart
Um burnup chart representa o progresso da equipa de baixo para cima. Ou seja, é uma representação gráfica do trabalho realizado ao longo do tempo. Neste gráfico são tipicamente representadas duas linhas, ou seja progresso esperado e progresso real. Neste gráfico é fácil perceber se a evolução do progresso realizado e comparar essa evolução com o trabalho planeado, uma vez que estas 2 métricas estão separadas.
Num burnup chart o eixo horizontal (eixo do X) representa o tempo, que pode ser, por exemplo, dias, semanas, meses, sprints ou outra qualquer unidade de medida que faça sentido. No eixo vertical (eixo do Y) é representada o trabalho realizado, expresso, por exemplo, em horas, pontos, funcionalidades realizadas, actividades realizadas, ou outra qualquer unidade que faça sentido.
Dessa forma, é fácil perceber num burnup chart que trabalho a equipa concluíu em cada dia, sprint ou release. Além disso é também possível perceber como está a progredir para atingir o objectivo e quais as alterações no âmbito.
CURSOS AGILE
Vantagens de Usar um Burnup Chart
Usar um burnup chart trás várias vantagens à equipa, mas também aos projectos. Algumas das vantagens são, por exemplo:
Fácil Perceber o Real Progresso da Equipa
Num burnup chart é fácil perceber o real progresso da equipa. Isto porque, como a linha do progreso planeado e a linha do progresso real estão representadas em separado, é fácil perceber se a equipa está atrasada ou adiantada. Além disso, é também possível perceber se ouve um aumento do âmbito que justifique o atraso. Por outro lado, também é possível perceber se a equipa está efectivamente a ir na velocidade estimada ou se por outro lado, está a acelerar ou a reduzir a velocidade independentemente de ter havido ou não aumentos no âmbito.
Fácil Perceber se a Equipa Vai Terminar o Trabalho a Tempo
Um burnup chart pode também permite perceber se a equipa vai concluir o trabalho no tempo limite. Ou seja, é possível fazer previsões de forma mais fácil e fidedigna. Isto porque se consegue obter métricas sobre o âmbito e o progresso, permitindo a todos ter uma visão mais real do que irá acontecer. Dessa forma, a equipa pode fazer ajustes mais direccionados ao real problema. Por exemplo, se o âmbito aumentou, a equipa pode tomar medidas correctivas e preventivas relacionadas com isso. Se por outro lado, o problema for a velocidade da equipa as medidas a tomar serão outras.
Representação Gráfica Intuitiva e Motivadora
Uma das vantagens do burnup chart é a forma como é representado. Isto porque, a realidade é que todos preferem ver uma linha a subir do que a descer. Ou seja, estamos programados para olhar para uma linha a subir com um olhar mais animador, transmitindo sentimento mais positivos do que uma linha a descer.
Mais flexível
O burnup chart é mais flexível, o que o torna mais úteis em ambientes ágeis que são, regra geral, muito voláteis. Isto porque, a realidade é que as frameworks ágeis promovem a mudança. Dessa forma, este gráfico mais facilmente acomoda essas mudanças que qualquer outro gráfico, permitindo ver claramente que essas mudanças no âmbito existiram. Para além disso, tornam a informação transmitida pelo gráfico mais real e transparente.
Fácil Acompanhar o Progresso de Projectos com Múltiplas Fases ou Marcos
Neste tipo de gráfico também é facilita o acompanhamento de projectos com múltiplas fases ou marcos, pois permitem uma representação cumulativa do trabalho. Por outro lado, também se aplica a projectos complexos, com múltiplas equipas e departamentos, ou com variações frequentes de equipas. Isto porque é fácil visualizar o trabalho que a equipa realizou e ficar com uma ideia geral do progresso do projecto. Por fim, dado que este gráfico é muito claro, conciso e sem espaço para interpretações erradas é uma óptima ferramenta para comunicar com todos os stakeholders, principalmente com aqueles que não estão a 100% no projecto. Isto porque, é fácil perceber mudança no âmbito e no progresso da equipa, não deixando margem para dúvidas.
Burnup Chart versus Burndown Chart
Um burnup chart e um burndown chart são duas ferramentas muito importante para acompanhar o progresso das iniciativas. Contudo, num burndown chart podemos ver o trabalho que falta à equipa realizar para terminar o produto, release ou sprint. Por outro lado, num burnup chart podemos ver o trabalho que a equipa concluíu e o trabalho total. Ou seja, num burndown chart a linha desce à medida que a equipa conclui trabalho enquanto que num burnup chart a linha sobe à medida que a equipa realiza trabalho.
Contudo, a grande vantagem do burnup é que tanto mostra o trabalho realizado no sprint como nos incrementos anteriores. Por outro lado, a grande vantagem do burndown chart é que é mais fácil de compreender porque é mais simples.
Sugerimos, desse modo, que veja o post sobre burndown chart para saber mais.