Scrumboard

Um Scrumboard é uma ferramenta do Scrum que ajuda as equipas a organizar os itens do backlog e a visualizar o progresso do projeto. O Scrum é uma das frameworks Agile mais conhecidas e usadas no desenvolvimento, entrega e manutenção de projetos complexos.

Este quadro, que pode ser físico ou digital, e está normalmente dividido em quatro colunas, que representam algo relacionado com o sprint e com o estado do seu progresso. 

O Scrumborad permite que as equipas consigam visualizar, acompanhar e gerir o trabalho durante o sprint. Este está normalmente organizado em colunas relacionadas com o progresso do sprint. Por ser um quadro bastante visual, promove uma comunicação clara, uma gestão simples das tarefas e um fluxo de trabalho transparente. As colunas são normalmente:

Scrumboard

Uma user story é uma funcionalidade relacionada com o projeto que deverá ser implementada. As user stories colocadam-se. A cada user story são atribuidos pontos que indicam o grau de dificuldade de user story em relação às outras user stories do projeto. Na user story também podemos encontrar toda a informação relevante sobre a funcionalidade e o user que será o publico-alvo da funcionalidade descrita na user story.

To Do

Depois de colocar as tarefas num cartão, estes colocam-se nesta coluna para que a equipa as desenvolvam. Cada tarefa deve ter uma data de conclusão e deve ser designado um membro da Scrum team para ser responsável pela tarefa.

In progress

Cada vez que uma tarefa se inicia, o cartão com a tarefa move-se para a coluna seguinte, designada por “In Progress” ou “Em Progresso”.  Nesta coluna é possivel ver o trabalho que está em desenvolvimento.

Done

Quando as tarefas se concluem, o cartão passa para esta última coluna. O progresso no sprint é visível pelo número de cartões que estão na coluna “Done”.

 

Um scrumboard não tem de ser um quadro fechado. Assim como a framework Scrum procura aumentar a adaptabilidade e a flexibilidade do processo, este quadro pode-se ajustar à medida do necessário. Por exemplo, pode-se adicionar uma coluna “Em Espera” antes da coluna ”Done” onde se colocam as tarefas já realizadas mas que dependem de outras para passarem para a coluna do “Done”. Ou pode-se adicionar uma coluna para colocar as tarefas quando estão em fase de testes. A realidade é que o quadro pode-se modelar à medida do necessário.

Por fim, um Scrumboard é também uma óptima ferramenta de comunicação pois sendo um mapa bastante visual permite que a equipa e outros stakeholders possam perceber a situação actual do sprint.

Vantagens e desvantagens do Scrumboard

Principais Vantagens

Um Scrumboard pode trazer várias vantagens à equipa no desenvolvimento das iniciativas, entre as quais:

  • Facilita a integração de elementos na equipa – A visão clara sobre o estado do sprint e dos processos facilita a entrada de novos elementos na equipa
  • Promove a comunicação – o Scrumboard facilita a comunicação entre a equipa e os diferentes stakeholders permitindo acelerar a resolução de problemas
  • Identificar tarefas com problemas – Quando uma tarefa fica tempo demais na coluna “in progress” é sinal que algo de errado se passa. Dessa forma, é fácil atuar sobre os gargalos que impedem a progressão do projeto.
  • Fácil implementação – É muito fácil criar um Scrumboard quer seja digital e colocá-lo num local disponível para todos ou fazê-lo fisicamente numa parede do escritório somente com post-its, fita adesiva e papel. A realidade é que não são necessários softwares ou grandes ferramentas para se fazer um Scrumboard!
  • Aumenta o compromisso da equipa – Visualizar o progresso aumenta a responsabilidade e promove o foco e eficiência da equipa.
  • Melhor eficiência da equipa – O scrumboard permite facilmente saber o estado do sprint, quem tem que tarefas e quais estão com problemas. Dessa forma, e promovendo a colaboração, a equipa pode reorganizar-se para dar apoio a quem precisa, de forma a cumprir o sprint.

Principais Desvantagens

Um scrumboard tem como principais desvantagens:

  • É preciso conhecer e usar a framework Scrum – Se a empresa ou a equipa não usam scrum, implementar este quadro pode fazer pouco ou nenhum sentido e ser impossível de usar.
  • Não é possível escalar – um Scrumboard são para um sprint. Dificilmente se consegue usar um Scrumboard ao nível do projeto ou com várias equipas pois seria ilegível.
  • Foco limitado – Um Scrumboard só permite rastrear o progresso de um sprint. Este quadro não permite rastrear nada ao nível do projecto quer seja custos ou tempo, sendo, desse modo, necessárias outras ferramentas

Como implementar um scrumboard?

Implementar um Scrumboard é muito simples, contudo é preciso que certos eventos, artefactos e elementos se realizem ou se definam. Ou seja:

Sprint

Cada Scrumboard organiza o trabalho de um sprint. Para isso é preciso que a equipa organize o sprint, defina as tarefas e a sua duração.

Artefactos do Scrum

  • Sprint Backlog – É preciso que o Sprint Backlog se tenha definido, mas também que lista de tarefas a desenvolver tenha sido prioritizada.
  • Product Backlog – Mesmo que não directamente, para que o Scrumboard se faça, foi preciso definir e organizar o Product Backlog que contém a lista completa de ações para concluir a iniciativa.
  • Incrementos – os incrementos são as tarefas concluídas durante o sprint. Dessa forma, é preciso definir os incrementos para se saber o que se precisa concluir no sprint. Além disso, precisa-se saber que quando as tarefas são colocadas na coluna “Done” estão corretas e efetivamente concluídas.
  • Sprint Retrospectives – No final do sprint é bom fazer uma reunião para perceber o que correu bem e o que pode ser melhorado para, em seguida, introduzir essas mais-valias nos próximos sprints.

Equipa Scrum

  • Developers – São eles que executam as tarefas do Scrumboard. Desse modo, são eles os maiores utilizadores desta ferramenta.
  • Scrum Master – Facilita a frameworks Scrum. Ou seja, é ele que promove a utilização do Scrumboard e explicar para que serve.
  • Product owner – O Product Owner priorizou o Product Backlog, mas também definiu que user stories fazer em cada sprint. Além disso, é também ele que verifica o progresso do sprint.

Dicas para quando usar um Scrumboard

Por muito simples que seja usar e implementar um Scrumboard é preciso ter cuidado com alguns aspectos, como por exemplo:

  • Faça avaliações diárias do progresso para resolver problemas e impedimentos. O quadro pode ajudar, porque mostra facilmente quais tarefas estão com problemas, ou por exemplo, há tempo demais na coluna “In Progress”.
  • Não deixe de fazer a Sprint Retrospective para perceber o que correu bem e o que poderia ter corrido melhor. Implemente, em seguida, as melhorias encontradas nos próximos sprints. Além disso, quando começa um sprint novo não se esqueça de ver o que ficou para trás para incorporar as melhorias e não cometer os mesmos erros do passado.
  • Quando decomposer user stories em tarefas não se esqueça de atribuir pontos para, dessa forma, perceber o grau de dificuldade, os recursos necessários e atribuir a tarefa a um elemento da equipa.

ScrumBoard e Kanban Board são a mesma coisa?

Ainda que tenham por base a mesma coisa, ou seja, as colunas podem ser as mesmas, o Kanban Board são se limita a uma equipa e a um sprint. Além disso, não incluem user stories ou backlogs. Um Kanban Board é, desse modo, mais direcionado para controlar os fluxos de trabalho.