Self-management
A self-management team é, dessa maneira, um grupo organizado de pessoas que partilha a responsabilidade de planear e executar o seu próprio trabalho, sem a supervisão da gestão. Desse modo, a equipa assume a propriedade do seu fluxo de trabalho, processos, cronogramas, papéis, responsabilidade e muito mais. Numa self-managing team, os membros da equipa comprometem-se, dessa forma, uns com os outros, com o trabalho que vão fazer e dessa forma sentem a responsabilidade para cumprir o compromisso.
De maneira idêntica, pode ser tentador pensar que não existe liderança e responsabilidade numa equipa que se auto-gere. Contudo, isso não é verdade. O que acontece é que alguns membros da equipa acabam, desse modo, por ter papéis de liderança em algumas tarefas ou iniciativas dado o seu grau de conhecimento nessas tarefas ou iniciativas. Contudo, não existe uma liderança e títulos de natureza hierárquica.
CURSOS AGILE
Quais os benefícios de uma self management teams?
Pode não ser fácil, ou até possível, para uma organização formar, desse modo, equipas auto-geridas. Contudo, existem muitas vantagens em adoptar práticas de self-management. Algumas dessas vantagens são, pro exemplo:
- Os colaboradores podem sentir-se mais envolvido e valorizados;
- Pode aumentar a produtividade;
- Self-management pode promover a inovação;
- Os colaboradores podem encontrar mais oportunidades para crescimento pessoal e profissional;
- Self-management retira pressão aos gestores, permitindo que se foquem noutras tarefas onde são mais necessários.
Quais as desvantagens das self-management teams?
Self-management teams parece, desse modo, ser uma solução ideal para muitas organizações. Contudo, não há só vantagens. Também existem algumas desvantagens, como por exemplo:
- A desigualdade entre os membros pode não facilitar a adopção de práticas de auto-gestão;
- Quando não existe suporte adequado da gestão, poderá não ser possível realizar a transição de uma equipa
Qual é a diferença entre uma self-management team e uma cross-functional team?
Self-managing team e cross-functional team são dois termos frequentemente usados num contexto de equipas ágeis.
Os membros de uma self-managing têm, desse modo, a autoridade para gerir o seu próprio trabalho em vez de necessitar da orientação da gestão. Por sua vez, uma cross-functional team tem todo o conhecimento e especializações necessárias para completar funcionalidades com valor sem suporte externo.
Estes conceitos são distintos, mas com alguns pontos em comum. Algumas das diferenças entre estes 2 tipos de equipas são, por exemplo:
- Nas equipas cross-functional existem membros de vários departamentos, como por exemplo marketing, financeiro, vendas. Nas equipas self-management, pelo contrário, não é preciso haver pessoas de múltiplas especialidades.
- Nas equipas cross-functional, um gestor (como por exemplo um gestor de projectos) pode estar envolvido nas tomadas de decisão. Por outro lado, as decisões nas equipas self-management são tomadas dentro da equipa.
Em suma, self-management teams são equipas que incluem membros que gerem o seu trabalho e tomam decisões dentro da própria equipa. Membros de equipa mais autónomos são frequentemente, desse modo, mais produtivos e inovadores.