Story Points
Os story points são unidades de estimativa, usadas pelas aferir o volume de trabalho necessário para realizar cada item do product backlog. Além disso, os story points são uma medida abstracta, que a equipa define. Ou seja, só tem significado para aquela equipa e para aquela iniciativa. Desse modo, a equipa usa esta estimativa para avaliar, perceber e comparar tarefas com base no esforço que precisa fazer para realizar cada um dos items. Além disso, o story points é uma estimativa relativa, que não representa tempo. Ou seja, esta representa esforço necessário para completar um item em relação a outros. Quando usados, estes têm em consideração factores como por exemplo, a dificuldade do trabalho, o tempo necessário para o completar, as interligações, o risco, o número de recursos necessários entre outros factores.
Quando se está a organizar e priorizar o product backlog pode-se usar os story points para, dessa forma, ajudar nesta tarefa. Como a cada tarefa foi atribuido um número de story points é, dessa maneira, fácil perceber qual o esforço necessário para os realizar. Mas atenção um story point não é uma hora. Ou seja, muitas vezes tenta-se converter story points em horas e isso é um erro. Isto porque, um story point apenas permite perceber se uma tarefa demora o dobro do esforço ou o triplo do esforço em relação ao item menor. Contudo, isso não significa que o item menor demora uma hora a realizar.
CURSOS AGILE
Factores a Considerar com os Story Points
Quando se está a usar story points os seguintes aspectos devem assim ser considerados:
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- Dimensão – A equipa analisa o trabalho considerando métricas de garantia de qualidade e definition of done. A equipa deve avaliar se vai precisar de reforços externos ou se é capaz de realizar o item sozinho, uma vez que pessoas externas podem causar problemas e atrasar o projecto.
- Conhecimento – A equipa deve ter em consideração se é a primeira vez que realizam aquele item ou se já realizaram um item igual ou similar,
- Complexidade – A equipa considera a dificuldade de realizar o item,
- Risco – A equipa deve considerar as ameaças e oportunidades que podem ocorrer na elaboração do items.
Vantagens dos Story Points
Os story points são uma óptima forma de perceber o âmbito total do trabalho do projecto, através da avaliação individual de cada tarefa.
Os projectos são divididos em items menores que a equipa pode gerir mais facilmente. Os story points ajudam a analisar em maior detalhe cada uma das tarefas para perceber o que realmente é necessário fazer, que recursos são necessário e dessa forma perceber se está pronto ou ainda é preciso dividir mais.
As estimativas são mais precisas. Isto porque, como várias pessoas dão a sua opinião é mais fácil chegar a uma estimativa que esteja mais perto da realidade. Permitindo inclusive, por exemplo, ajustar a estimativa à experiência de quem a vai realizar.
Os story points fomentam a colaboração entre a equipa. Ou seja, para poderem estimar os items as equipas reúnem-se, permitindo que cada um partilhe a sua experiência e ajude a resolver problemas.
As equipas escolhem um certo número de items para realizar num sprint. Os story points permitem que as equipas percebam o esforço necessário para realizar cada tarefa e desse modo não escolhem tarefas a mais do que seriam capazes de realizar no sprint.
Ao analisar cada tarefa em detalhe para saber o esforço necessário para a realizar, ajuda muitas vezes a perceber se podem trazer problemas, podendo dessa forma a equipa reagir e por exemplo antecipar o início de uma tarefa para evitar problemas.
Como Estimar com Story Points
Os story points ainda que sejam métricas de estimativa mais viáveis que outro tipo de estimativas, nem sempre são fáceis de usar. Isto deve-se, desse modo, à complexidade que envolvem e a necessidade de conhecimento prévio. Em seguida são exploradas boas práticas para estimar com story points.
Envolver toda a equipa
A primeira coisa que é preciso garantir é que todos os elementos da equipa percebem o que são story points. Ou seja, todos têm de perceber o seu papel e a sua influência no cálculo das estimativas.
Determinar qual o item mais pequeno que equivale a um story point
Para servir de base para as estimativas é preciso descobrir qual o item mais pequeno que irá, assim, corresponder a 1 story point. Dessa forma, será fácil comparar cada um das items com esse mais pequeno.
Escolher a Escala dos Story Points
A forma mais comum de estimar com story points é usar a sequência de Fibonacci, em que cada número é a soma dos 2 números anteriores, ou seja, (0,1,2,3,5,8,…). Em alternativa, a equipa pode usar, por exemplo, uma sequência de Fibonacci ajustada ou a potência de 2.
Jogar Planning Poker
O processo pode tornar-se mais dinâmico se jogar Planning Poker. Desse modo, nesta técnica é dado a cada elemento da equipa um baralho de cartas com a sequência de Fibonacci. Em seguida, uma pessoa lê o cartão com o item e o que a equipa precisa de fazer para completar o item. Segue-se que cada elemento da equipa escolhe uma carta com o valor de esforço que considera, desse modo, ser o mais real. Todos mostram a carta ao mesmo tempo. Em seguida, irão discutir para perceber o porquê do valor escolhido, de forma a chegar a um consenso.
Determinar a Velocidade da Equipa
Está na altura de definir quantos story points é possível fazer em cada sprint, ou seja a velocidade. Além disso, também é preciso definir o que se espera alcançar em cada sprint. Dessa forma a equipa pode escolher que items deve realizar para conseguir atingir o objectivo do sprint e do projecto.
Melhorar o processo
Após cada sprint deve-se avaliar o número de story points que a equipa consegue, desse modo, cumprir por sprint. Também é altura de perceber se os story points foram bem calculados ou se foram por exemplo subavaliados e corrigir qualquer situação.