Time to Market
Time to market (TTM) refere-se ao período de tempo que um produto demora para chegar ao mercado. Ou seja, desde as fases iniciais de planeamento, passando pelo desenvolvimento e terminando no seu lançamento ao mercado.
O time to market não é único nem igual para todos os produtos. Desse modo, vários factores podem influenciar o Time to market. Mesmo a forma como é contabilizado difere, por exemplo, de empresa para empresa, equipa para equipa ou mesmo de tipo de produto para tipo de produto.
CURSOS AGILE
A Importância do Time to Market
Cada vez mais as empresas têm de enfrentar competidores que oferecem produtos muito semelhantes aos seus ou, que por outro lado, servem para resolver os mesmos problemas. Desse modo, para conseguir manter-se relevante uma empresa tem de estar constantemente atenta às necessidades e objectivos dos utilizadores dos seus produtos. Para que, dessa forma, possa lançar novos produtos que satisfaçam os utilizadores e os mantenham como clientes. Por isso o Time to Market é tão importante. Este permite, assim, garantir uma saúde operacional e de sustentabilidade à medida que as empresas têm de lidar com a concorrência.
Uma empresa que lança um produto similar ao da sua concorrência vai estar sempre em desvantagem. Isto porque, a não ser que o seu produto seja tão excepcional ou muito melhor do que o da concorrência, dificilmente conseguirá recuperar os lucros que a sua concorrente já realizou enquanto estava sozinha no mercado.
Contudo, uma empresa não deve estar presa ao TTM e acelerar o lançamento dos produtos. Ou seja, saltar fases de planeamento, desenvolvimento, controlo de qualidade entre outras pode causar mais danos e aumentar o TTM. Isto porque, ao saltar estas fases uma empresa pode ter de lidar com um aumento da correcção de erros. Poderá, além disso, ter de adicionar mais tempo para garantir um lançamento de um bom produto. A realidade é que lançar um produto defeituoso e cheio de erros pode ter efeitos ainda mais prejudiciais à organização.
A Importância do Time do Market para as Startups
O Time to Market é, contudo, especialmente importante para as startups. Isto porque, estas lutam por um lugar no mercado e têm constantes pressões dos seus investidores. O que desse modo, pode significar tornar-se numa grande empresa ou encerrar o negócio de um dia para o outro. A realidade é que um atraso de dias ou meses por tornar, desse modo, o novo produto inútil ou menor levando a empresa a perder mercado e lucros.
Como Reduzir o Time to Market
Agora que já vimos a importância que o TTM tem para uma organização, vejamos formas de reduzir de forma eficiente mas também eficaz o TTM.
Como vimos, não vale a pena acelerar o TTM se depois a organização acaba por lançar um produto com defeitos e erros. Isto porque, lançar um mau produto poderá tem um impacto negativo ainda maior do que se se tivesse lançado o produto atrasado. Contudo, existem processos para ajudar a reduzir o TTM:
Simplificar o processo
Todos sabemos que nenhuma organização investe num novo produto sem uma análise rigorosa. Essa análise foca-se nos benefícios que o produto pode trazer e se mais do que compensam os custos. Claro que isto requer muito esforço e várias rondas de negociação com diferentes stakeholders. Definir um processo rigoroso mas simples, eliminando etapas inúteis, pode ajudar a ganhar semanas e conseguir lançar o produto mais cedo.
Melhorar a Integração
Na maioria das vezes vários departamento e várias equipas têm de trabalhar no processo de criação do produto. Assim, o ideal é garantir que os processos de passagem do produto entre departamentos ou equipas estão bem integrados. O importante é, desse modo, garantir a fluidez e evitar gargalos.
Melhorar a Tecnologia
A tecnologia é desenvolvida para ajudar as equipas a fazerem trabalho repetitivo mais rapidamente e barato. Ao apostar em novas tecnologias, modernas e actuais pode ajudar as equipas a serem mais rápidas e mais eficiente. Isto irá permitir reduzir o TTM.
Usar outsourcing
Lançar um novo produto vai requerer um esforço extra das equipas. Uma forma de, por um lado não sobrecarregar as equipas e conseguir ser mais rápido, pode passar por contratar temporariamente recursos extra que serão mais mão para trabalhar. Além disso, podemos precisar de trabalho especializado que não existe na equipa. Desse mood, em vez de perdermos tempo a formar os membros da equipa, vamos buscar quem já tem o know-how, reduzindo a duração do TTM.
Implementar um processo de melhoria contínua
Qualquer processo por muito bom que seja, se não for actualizado fica obsoleto. Por muito bom que seja o processo de TTM criado, este deve ser sempre actualizado e melhorado. Ou seja, devem-se introduzir novas técnicas e tecnologias para garantir que a organização consegue diminuir o TTM e manter-se relevante no mercado.
Automatizar o trabalho
No nosso dia-a-dia há dezenas se não centenas de tarefas rotineiras que as equipas poderiam automatizar. Dessa forma, poderiam ser libertadas e focare-sem nas tarefas de lançamento do produto que realmente requerem a sua atenção e disponibilidade.