Adaptation ou Adaptação

Adaptation (adaptação) é um dos três pilares do empiricismo da framework Scrum. Os outros pilares são, assim, transparency (transparência) e inspection (inspecção).

O Scrum é uma abordagem empírica de resolução de problemas. Empírica porque é baseada na experiência e conhecimento adquiridos. Uma equipa Scrum ao desenvolver um produto, assumirá, dessa forma, que o conhecimento não está disponível. Dessa maneira, cada sprint é uma oportunidade para definir e testar pressupostos. 

Para aprender e progredir, a equipa necessita, dessa forma, ter visibilidade sobre o produto, processo e progresso. Para além disso, precisa de oportunidades para os inspecionar e adaptar.

adaptation

Adaptation ou Adaptação

Nas abordagens ágeis, a mudança é bem vista e sempre bem-vinda. Ou seja, todos sabem que a mudança é essencial para garantir o sucesso da iniciativa e por isso todos procuram responder positivamente a estas. Isto significa que a equipa está sempre a testar novas coisas, mudando o que não corre bem mas mantendo o que já está bem.

Ou seja, a adaptação é a capacidade da equipa ajustar e optimizar o que está a fazer e como está a fazer de acordo com o feedback que obtêm através das inspecções.

A equipa faz contantemente adaptações. Dessa forma, a equipa faz adaptações ao sprint backlog na daily stand-up quando a equipa se reúne e relata o que fez, o que vai fazer e se existe algum impedimento. Para além disso, igualmente, faz adaptações ao product backlog na sprint review quando a equipa recebe feedback dos stakeholders sobre o produto mercado. Por fim, a equipa faz feitas adaptações às práticas da equipa na sprint retrospective quando a equipa avalia o que correu bem e o que pode ser.

Além disso, a adaptation permite que a equipa assuma uma mentalidade de melhoria contínua. Esta mentalidade permite que está responda constantemente a requisitos novos, alterações do mercado mas também novos inputs dos stakeholders. A adaptação permite ainda que a equipa se mantenha sempre alinhada com os objectivos da iniciativa, mas também da organização. A adaptação introduz também uma cultura de aprendizagem e inovação, pois as equipas tem de estar sempre disponíveis para aprender novos skills e trabalhar em novas ideias inovadoras. Por fim, a adaptação permite que a equipa refine o backlog do produto, os seus processos e entregue valor em cada sprint.