Scrum Master

Scrum Master é um dos três papéis (role) definidos dentro da metodologia Scrum. Primordialmente, sua principal responsabilidade é ajudar a equipa a seguir o processo Scrum. Contudo, ele é parte da Scrum Team e atua como um servant leader. Em princípio, na abordagem waterfall, o gestor de projecto é responsável pelo planeamento. Contudo, isso não se aplica ao scrum master. Na framework scrum, a responsabilidade do planeamento recai, dessa forma, sobre o product owner e sobre a equipa. Para além disso, o scrum master não gere os restantes elementos da equipa. Para além disso, também não é responsável pela qualidade do produto. Esse responsabilidade é, desse modo, única e exclusiva da equipa.

Scrum Master

Qual é então o seu papel? O scrum master role é ser responsável por assegurar que a equipa segue o processo, bem como ser um facilitador que remove obstáculos da equipa. Estas responsabilidades traduzem-se, desse modo, em:

  • Facilitar a reunião diária (daily Scrum)
  • Ajudar a equipa a manter o burndown chart
  • Organizar as sessões de planeamento, revisões de sprint e restrospectivas
  • Proteger a equipa de interrupções durante o sprint
  • Remover obstáculos que possam prejudicar a equipa
  • Encorajar a colaboração entre a equipa e o Product Owner

Scrum Master o que faz - a dedicação necessária ao projeto

A principal função do scrummaster é, desse modo, garantir que a framework scrum não é só aplicada, mas é bem aplicada. Dessa forma, alguns projetos necessitam de um Scrum Master dedicado a 100%. Todavia, noutros projetos, este acumula as suas funções com as de membro da equipa.

Inicialmente, o seu trabalho tende, a ser a tempo integral. No entanto, após alguns Sprints os processos tenderão a sistematizar-se. Em virtude de isso, a sua carga de trabalho vai cair e ele poderá contribuir activamente para o Sprint Goal.

Com o propósito de que haja confiança entre o ScrumMaster e os outros membros da equipa, seria ideal se a Scrum Team selecionasse o seu próprio Scrum Master. No entanto, na maioria das vezes é a gestão da organização que o seleciona. Contudo, para obter a confiança necessária, este não deve ter nenhuma responsabilidade hierárquica dentro da orgnização sobre os membros da equipa. Caso isso acontecesse, como resultado, a necessária comunicação aberta e descoberta de decisões terão dificultadas.

Por fim, leia o nosso artigo sobre scrum product owner e sobre developers para saber mais sobre outro papel dos projetos scrum.

Para se especializar, dessa forma, neste papel sugerimos o seguinte curso.