Timeboxing
Timeboxing é, desse modo, uma técnica usada pelas equipas ágeis para limitar o tempo de cada iteração ou sprint do projecto.
Num projecto em ambientes preditivos, o normal é, contudo, ser o âmbito a restrição de projeto mais rígida. Assim, se uma entrega do projeto não puder ser concluída a tempo, o cronograma irá atrasar ou os custos irão aumentar.
As equipas ágeis lidam, dessa forma, com restrições de projetos concorrentes de maneira diferente. As equipas normalmente dividem, assim, o cronograma em várias unidades de tempo curtas e de duração fixa. Estas unidades de tempo são, de maneira idêntica, chamadas de janelas de tempo ou timeboxes. Assim, a equipa negocia os requisitos que podem ser entregues na janela de tempo seguinte. Ainda mais, ninguém pode mudar a duração da timebox após o início da iteração. Assim, caso seja necessário, a equipa deve deixar cair os requisitos necessário para terminar a iteração no prazo definido, caso esteja atrasada.
CURSOS AGILE
Por conseqüência, fixar o cronograma força a equipa a manter um sentido de urgência e a concentrar-se nos requisitos mais importantes. As equipes ágeis em norma aplicam, dessa forma, o conceito de timeboxing aos eventos do projeto. Ou seja, limitam o tempo dedicado às atividades do projeto, como reuniões de planeamento e reuniões diárias também chamadas de daily scrum. Isto significa que, a equipa, ao aplicar janelas de tempo aos eventos do projeto, irá, dessa maneira, interromper o trabalho quando o tempo limite for atingido. Em alternativa a, dessa maneira, continuar até alcançar a meta definida.
Timeboxing e as Frameworks Agile
Muitas frameworks Agile usam, desse modo, o conceito de timeboxing. Assim, as mais conhecidas a usar este conceito são:
Em suma, esta técnica permite que as equipas se concentrem nas actividades mais importantes e que entreguem valor ao cliente mais cedo. Assim, também é possível optimizar o tempo do projecto e fazer entregas frequentes aumentando a confiança do cliente.