Planning Poker | Scrum Poker
Planning Poker, ou de maneira idêntica Scrum Poker, pode descrever-se como uma técnica baseada na geração de consenso. Esta técnica é acima de tudo usada para estimar o esforço ou pontos (Esforço relativo) necessários para desenvolver cada requisito, como por exemplo, story points. O planning poker é acima de tudo usado durante o sprint planning. Dessa forma, os membros do grupo fazem estimativas jogando cartas numeradas viradas para baixo na mesa, em vez de falarem em voz alta. Posteriormente, os membros do grupo exibem os cartões, e discutem as estimativas. Isto porque, ao exibir os cartões em simultâneo, o grupo minimiza efeitos de enviesamento cognitivo, onde o primeiro número exibido ou falado em voz alta estabelece um referente para as estimativas posteriores.
O scrum poker é, desse modo, uma variação do método Delphi e Wideband Felphi. Nestes 2 métodos as estimativas apresentam-se, assim, de forma anónima.
James Grenning criou, desse modo, o método em 2002. Posteriormente, Mike Cohn popularizou o termo no livro Agile Estimating and Planning.
CURSOS AGILE
Porquê e o que necessita para usar o Planning Poker
A razão para usar Scrum Poker
A razão para utilizar o planning poker é, dessa forma, evitar que os participantes se influênciem uns aos outros. Isto porque, se por exemplo, um número foi dito em voz alta antes de todos terem escolhido o número, pode influenciar e sugerir um valor aos restantes participantes. Nesse sentido, este método pretende forçar que as pessoas pensem de forma independente e proponham um valor de acordo com o que pensam não serem inflenciadas pelos outros. Para isso todos devem mostrar o seu cartão com o valor ao mesmo tempo.
Equipamentos para usar Scrum Poker
Para utilizar este método de estimativa cada participante deve, dessa forma, ter um conjunto de cartas com valores. Para além disso, poderá ser necessário um cronometro se for importante limitar o tempo de discussão de cada ponto.
As cartas devem representar, por exemplo, a Fibonacci sequence – 0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89. Isto porque, esta sequência permite refletir a incerteza das tarefas maiores. Por exemplo, distingir 1 de 2 pode ser fácil mas 21 de 22 pode não ser assim tão fácil.
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