Sprint goal

O sprint goal é um dos três compromissos (Scrum Commitments) do Scrum. Este compromisso, incluído no Sprint backlog, explica, assim, o motivo para realizar o sprint.
Este mostra, dessa maneira, o resultado desejado de uma iteração e acaba por fornecer um objectivo comum à equipa. Este objectivo, contudo, deve ser definido antes de a equipa começar a trabalhar. Dessa forma, a equipa foque-se desde o início em atingir esse objectivo. Ademais, cada iteração deve ter o seu objetivo distinto. Ainda mais, os Product Backlog Items selecionados para o Sprint devem contribuir para realizar esse objetivo.
O Sprint Goal ajuda, dessa forma, a alinhar os os elementos da Scrum Team a um objectivo comum. Reflecte, portanto, o valor de foco. Ainda mais, permite alguma flexibilidade na negociação dos Product Backlog Items que podem ser realizados dentro do Sprint. Contudo, para que isso aconteça, a Scrum Team tem que acordar no objetivo do Sprint. O Product Owner pode, dessa forma, começar por propor um Sprint Goal. No entanto, toda a Scrum Team tem que concordar que é possível atingir o Goal dentro da timebox do sprint. Depois de este ser adoptado, a equipa deve, dessa maneira, trabalhar para implementá-lo por forma a construir um incremento. Os stakeholders, como parte da Sprint Review, devem, assim, inspecionar o progresso da Scrum Team em direção ao Goal.

Sprint goal

O que é um sprint goal?

O Sprint Goal é, dessa forma, uma descrição curta, de uma a duas frases, do que a equipa planeia alcançar durante o Sprint. Em linguagem de negócio, a Scrum Team explica, assim, o “porquê” de realizar o sprint. Os product backlog items seleccionados no planeamento do sprint, devem, dessa maneira, permitir realizar esse objetivo do Sprint. Mais ainda, este é preparado em colaboração entre Developers e o Product Owner.

Passos para criar um sprint goal

O Sprint Goal é muitas vezes, desse modo, proposto no início do evento de sprint planning. Muitas vezes com base em algum planeamento de release elaborado anteriormente. No entanto, este deve ser confirmado durante o evento de Sprint Planning. Para isso podem, assim, ser adoptados os seguintes passos:

  1. O Product Owner pode sugerir-lo;
  2. O Product Owner apresenta à equipa uma sugestão de Product backlog Items (PBIs) retirados do product backlog;
  3. Developers e Product Owner esclarecem os PBIs seleccionados
  4. Os Developers determinam o trabalho necessário para completar os PBIs
  5. Os Developers estimar o trabalho necessário para realizar o trabalho necessário
  6. A Scrum Team negoceia os PBIs que consegue fazer durante o Sprint
  7. A Scrum Team conclui o Sprint Backlog e cria-o.

Vantagens de ter um sprint goal

Existem vários benefícios de ter, desse modo, um Sprint Goal. Por exemplo, alguns desses benefícios são:

  • Developers, Product Owner, Scrum Master e Stakeholders têm o mesmo entendimento sobre o objetivo do Sprint;
  • Permite priorizar os requisitos alinhados ao Sprint Goal;
  • Permite focar a equipa num objetivo comum;
  • Cria foco e facilita o trabalho em equipa;
  • Ajuda a obter e analisar o feedback relevante;
  • Permite gerir as expectativas dos stakeholders promover o seu alinhamento

Em suma, este cria um entendimento comum dentro e fora da equipa do que se quer atingir no Sprint. Dessa forma, a equipa mais facilmente determina o “que” tem de fazer, e “como” tem de fazer, para atingir esse objectivo.