Lean Thinking e Lean Processes

Lean thinking ou lean processes é uma metodologia que se foca, dessa maneira, em entregar valor ao cliente e eliminar desperdícios. Para isso usa, desse modo, 5 princípios que são:

  • Identificar o valor
  • Mapear a cadeia de valor
  • Criar o fluxo de valor
  • Estabelecer o Pull (Puxar)
  • Processo de melhoria contínua

Todos estes princípios visam ajudar, dessa forma, as organizações a otimizar o processo, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.

Lean Thinking e Lean Processes

O que é o Lean Thinking e porque é importante?

O pensamento Lean é uma filosofia que se foca, dessa forma, em criar uma atmosfera onde os trabalhadores se sintam mais confortáveis para responder a problemas de forma mais rápida e sistemática. O Lean Thinking promove, dessa maneira, um ambiente de melhoria contínua. Desse modo, ele encoraja a colaboração entre empregados, gestores e clientes para eliminar práticas que não interessam.

O pensamento Lean é especialmente importante nos dias de hoje porque permite reduzir custos e maximizar o valor entregue ao cliente. Ao mesmo tempo, permite ao negócio reagir mais eficazmente às mudanças do mercado. Por outro lado, o Lean Thinking, permite compreender melhor os requisitos, processos e procedimentos dos clientes. Dessa forma, a organização pode focar-se em oferecer melhores produtos e serviços, com uma melhor relação custo-benefício.

O Lean Thinking oferece, assim, ferramentas e estratégias para promover a inovação no trabalho, reduzir o esforço de não estarmos focados, levando ao aumento da eficiência e produtividade.

Por fim, a aplicação de técnicas Lean Thinking permite simplificar os processos e encontrar áreas de desperdício. Dessa forma, ao libertar recursos para outras áreas, consegue manter os custos baixos.

Os princípios chave do Lean Thinking

O scrum baseia-se em empiriciscmo e nos principios Lean para desenvolver produtos e serviços. Os princípios do pensamento Lean focam-se, primordialmente, na redução do custo através da eliminação de fontes de desperdício. Dessa maneira, aumentar a eficiência através de melhoria contínua e tempos de resposta mais rápidos. Para além disso, foca-se na satisfação dos requisitos dos clientes e envolvimento dos colaboradores na tomada de decisão.
No livro, “Lean Thinking: Eliminating Waste to Build a Profitable Company” são, dessa maneira, definidos estes 5 princípios do pensamento Lean:

  1. Identificar e definir valor na perspectiva do cliente
  2. Mapear a cadeia de valor
  3. Criar fluxo no sistema de fabricação, eliminando atividades que não adicionam valor
  4. Estabelecer o sistema Pull (Puxar) para criar o que é requerido só quando é preciso
  5. Procurar a perfeição através da continuidade
 
Em suma, a scrum methodology baseia-se no empiricismo e no pensamento lean.

Princípios Lean Thinking para a melhoria contínua

Como referido anteriormente, o Lean Thinking promove uma melhoria contínua. Os pilares essenciais da melhoria contínua do Lean são, desse modo:

  • Standardization – Padronizar o processo permite, dessa forma, reduzir os erros e defeitos humanos
  • Just in Time – Entregar o requisito apenas quando é preciso
  • Built-in Quality – As equipas lean procuram reduzir desperdício e produzir produtos de alta-qualidade. Dessa forma a qualidade é importante desde o início e não apenas quando são feitas inspeções mais tarde no processo de produção.
  • Kaizen – O Kaizen também procura reduzir custos ao mesmo tempo que procura aumentar a satisfação do cliente
  • Respect for People – No Lean Thinking é importante que exista colaboração entre todos os colaboradores e não apenas na gestão. Dessa forma, os funcionários são valorizados e considera-se que tem algo de valor a oferecer.       

Em suma, o Lean Thinking procura eliminar desperdício ao mesmo tempo que procura entregar melhores produtos e serviços aos clientes. Dessa maneira, através de diferentes princípios procura oferecer mais valor por menos custos.