Scrum Artifacts | Artefactos Scrum
Os Scrum Artifacts ou artefactos scrum são, a saber, o product backlog, o sprint backlog e o increment. Os scrum artifacts são produzidos como resultado dos scrum events e asseguram que o progresso da equipa é transparente. Em outras palavras, os artefactos scrum promovem a transparência, inspecção, e adaptação. Para além disso, cada artefacto têm um compromisso.
- Em primeiro lugar, o Product Backlog inclui o Product Goal
- Em segundo lugar, o Sprint Backlog inclui o Spring Goal
- Em terceiro lugar, o Increment inclui a Definition of Done
Em suma, a equipa Scrum desenvolve artefactos Scrum para implementar o empiricismo. No entanto, os artefactos não fazem sentido sem os eventos e as teorias do scrum. Desse modo, veja também as páginas sobre Scrum theory, Scrum events e Agile Practices.
Por fim, sugerimos que veja os posts sobre cada um dos Scrum artifacts, os seus compromissos e sobre a Definition of ready. Poderá descobrir, dessa forma, o conteúdo e função do product backlog, sprint backlog, ou increment.
CURSOS AGILE
Mais Sobre Scrum Artifacts
Product backlog
A lista priorizada das funcionalidades, requisitos, correções de defeitos do produto a ser desenvolvido é, assim, conhecida por product backlog. Esta lista pode ser, assim, necessária para melhorar o produto no futuro.
Incremento
O incremento é, desse modo, o conjunto de funcionalidades que a equipa entrega no final do sprint.
Definição of Done (DoD)
A equipa deve, dessa maneira, definir um entendimento comum sobre o significado de terminar uma entrega, incremento ou item do backlog. Este entendimento chama-se, assim, Definição de Pronto.
Story Points
Os story points são unidades de estimativa, usadas pelas aferir o volume de trabalho necessário para realizar cada item do product backlog.
User Story
Uma user story é uma definição muito genérica de um requisito, contendo apenas informação suficiente para que os developers possam entender razoavelmente o esforço a despender para conseguirem realizar o requisito.
Product Roadmap
Um product roadmap é uma representação gráfica de alto nível de um produto, incluindo as funcionalidades, cronograma mas também objectivos.
Sprint Backlog
O sprint backlog pode, da mesma forma, ter o nome de plano de iteração ou plano do sprint. Durante a reunião de planeamento, a equipa analisa, dessa forma, cada item do backlog para acordar com o que dever ser feito na próxima iteração.
Definition of Ready (DoR)
A equipa tem, desse modo, um entendimento comum sobre as condições necessárias para começar a trabalhar num item do backlog do produto. Esse entendimento chama-se, dessa forma, Definição de Preparado.
Sprint goal
O sprint goal é um dos três compromissos (Scrum Commitments) do Scrum. Este compromisso, incluído no Sprint backlog, explica, assim, o motivo para realizar o sprint.
Time to Market
Time to market (TTM) refere-se ao período de tempo que um produto demora para chegar ao mercado.
Burndown Chart
O burndown chart permite visualizar o tempo que falta para concluir o trabalho ao longo do tempo.
Burnup Chart
Um burnup chart representa o progresso da equipa de baixo para cima. Ou seja, é uma representação gráfica do trabalho realizado ao longo do tempo.