Sprint Planning

As equipas scrum desenvolvem incrementos em sprints, ou ciclos de tempo de duração fixa (Timeboxed). Segundo o Scrum Guide, sprint planning é um evento que a equipa realiza no arranque de cada spint para prever os items que vai desenvolver no sprint e planear como vai desenvolver o trabalho. Em outras palavras, a equipa clarifica porque vai realizar o sprint, o que vai desenvolver, e como vai fazer o trabalho. Como resultado do evento de sprint plannning, a equipa prepara o sprint backlog.

Em primeiro lugar, a equipa define um sprint goal. Dessa forma, dá um propósito ao sprint que garanta foco e flexibilidade.

Em segundo lugar, a equipa prevê os items do product backlog que itá desenvolver. Assim, analisa os itens do product backlog para chegar a um acordo sobre o que fazer na próximo sprint.

Em terceiro lugar, a equipa planeia as tarefas necessárias para realizar os itens seleccionados. Ao mesmo tempo, poderá estimar as horas necessárias para realizar este trabalho e reconciliar essas horas com a sua capacidade.

Sprint Planning

Passos do Sprint Planning / Agile planning

Em primeiro lugar, durate o agile planning, a equipa analisa os itens do product backlog priorizados (por exemplo, funcionalidades, melhorias e defeitos) no início de cada sprint. Isto com a finalidade de poderem acordar sobre o que pode ser feito no próximo sprint. Contudo, a decisão do que deve ser feito no próximo sprint é feito com base na prioridade e complexidade dos itens.

Em seguida, a equipa deve esclarecer os detalhes de cada item e, por fim, determinar o trabalho e o esforço necessários para concluí-lo. Para isso é necessário estimar o esforço de cada item. Para isso pode-se usar várias técnicas como o planning poker e usar a fibonacci sequence. Esse entendimento detalhado de curto prazo do trabalho do spring é então documentado no sprint backlog. O spring backlog que pode, assim, ser um board virtual simples ou um conjunto de post-its manuscritos.

 

Por fim, a equipa deve garantir, no final da reunião de planeamento do sprint, que os itens selecionados não excedem a sua capacidade de entrega. Em conclusão, o sprint backlog garante que a meta do sprint é realista e orienta a equipa ao longo do sprint.

Estas reuniões podem, dessa forma, parecer uma perda de tempo para pessoas que conheçam mal a framework, mas são elas que permitem que a equipa tenha autonomia e possa gerir o seu trabalho sem interferências externas ou mesmo internas durante todo o sprint.

Em seguida, sugerimos que veja posts sobre os outros scrum events aqui.